domingo, 22 de setembro de 2013

Pênalti pro Curintia


Essa imagem acabou se tornando bastante emblemática. Mais uma demonstração de má fé da imprensa do Eixo, vejam bem. Explico o porque: pra mim foi pênalti! E eu sou cruzeirense. Tá, eu sei, todo mundo reclamou, muita gente acha que não foi, e, no final das contas, tudo o que eu tenho a dizer é que esse lance foi discutível, mas dificilmente eu o classificaria como um 'roubo' do árbitro. Mas, então, porque eu estou colocando a mesma como uma demonstração de má fé da imprensa do Eixo? Ora, fazem parecer que esse foi o único lance polêmico do jogo, o que está bastante distante da verdade. Esse pênalti só se tornou duvidoso, discutível, e razão de inconformação da nação celeste por causa de todas as outras vezes em que a arbitragem foi tendenciosa nesse jogo. Por exemplo: existiram outros três lances que poderiam ter resultado em pênalti a favor do Cruzeiro, todos eles discutíveis e dois deles, na minha opinião, muito mais claros do que o pênalti sobre o Ronaldo. Isso fora a quantidade de faltas não marcadas e os impedimentos inventados pelos auxiliares, um deles impedindo o seguimento de uma jogada que muito provavelmente resultaria em gols. E olha que na época todos esses erros foram até abordados pela mídia de São Paulo, como podemos ver no vídeo abaixo:

  
                              

No final das contas, entretanto, a mídia resumiu todos os erros de arbitragem a um único lance capital, sendo esse, de fato, discutível (e, como eu disse, na minha opinião foi sim pênalti). Dessa forma, todos os outros erros foram minimizados e toda a revolta cruzeirense ficou parecendo choro desnecessário. E sabem o que isso nos custou? Nada mais, nada menos do o título de 2010! Terminamos o campeonato em segundo colocado, 2 atrás do Campeão Fluminense. O Corinthians, mesmo com todos os favorecimentos ao longo da competição, terminou em terceiro colocado.

E porque estou trazendo isso à tona, quase 3 anos depois? Ora, logo mais teremos um jogo contra o Corinthians, que, esse ano, figura a nona colocação, 19 pontos atrás da gente, que lideramos. Dificilmente o time paulista brigará pelo título, é uma diferença muito grande para ser tirada em 16 rodadas. O Corinthians vem de uma péssima sequência de 5 jogos sem vencer, alguns contra adversários bastante frágeis, como o Náutico, com quem empatou em casa. Já o Cruzeiro vem de uma avassaladora sequência de 8 vitórias, enfrentando adversários diretos ao título e apresentando um futebol convincente. Agora pergunte a qualquer cruzeirense se ele está confiante para o jogo. Todos consideram esse jogo muito difícil, acham o resultado incerto e preferem não cravar ma vitória. As razões, observem, não é a qualidade do rival, mas sim esse histórico bizarro de favorecimentos em detrimentos de clubes de fora do Eixo. O pior, mesmo em um ano em que o Corinthians não foi amplamente beneficiado esse temor existe.

Em 2005, em uma virada de mesa estarrecedor, vimos o Corinthians ganhar de presente um título nacional, arrancado das mãos do Internacional. Em 2009 vimos o Corinthians ser beneficiado diversas vezes e conquistando o título da Copa do Brasil. Na ocasião até mesmo o PVC, da ESPN, se revoltou com a sequência de favorecimentos.
                             
                                     

Infelizmente os favorecimentos ao Corinthians são uma constante na história recente do Campeonato Brasileiro. É natural que torcedores de outros clubes temam que eles voltem a acontecer, sobretudo em momento chave como o de hoje. E é muito triste que esse sentimento exista, tanto para os torcedores dos outros times quanto para os próprios torcedores do Corinthians, penso.

Para o jogo de logo mais, acredito ser possível vencer o time paulista, e acho que não veremos um favorecimento da arbitragem e, se virmos, talvez sejam fruto de erros, e não de uma intenção sistematizada e preponderada. Mas é lastimável que a situação tenha escalonado para um contexto em que todo e qualquer time que enfrente o 'Timão' tenha de conviver com o medo constante de ser prejudicado.